31/03/2010

História da Escola Estadual "Carlos Hugueney"

HISTÓRICO DA EE CARLOS HUGUENEY



A Escola Estadual Carlos Hugueney, com sede no município de Alto Araguaia-MT situada à Rua Rio Branco, 253 é mantida pela rede oficial de ensino do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Educação e Cultura. Foi criada por um projeto de lei elaborado pelo prefeito Ondino Rodrigues Lima em janeiro de 1950, para atender aos alunos do primário com uma educação de qualidade, pois a maioria da população infantil não era alfabetizada.

No dia 23 de Maio de 1950, numa área de dez mil metros quadrados, onde já existia a Escola Normal Regional “Pedro Celestino” e a Escola Técnica de Comércio “Samita Maia” fundou-se o Grupo Escolar “Carlos Hugueney”, conforme Diário Oficial do dia 26/05/1950, com todas as escolas funcionando independentemente. Em 29 de março de 1974, o Decreto n° 1919 determinou a integração física e administrativa das escolas citadas anteriormente transformando-as na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau “Carlos Hugueney”, que trabalharia da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Especial. Anos mais tarde, após o fechamento do curso Supletivo, deu-se início à Educação de Jovens e Adultos-EJA. Hoje a escola trabalha com o Ensino Fundamental de Nove Anos, na modalidade ciclada e com o Ensino Médio, no Ensino Regular, nos períodos Matutino e Vespertino. No período Noturno, funcionam as salas da EJA, para alunos que por um motivo ou outro, não puderam freqüentar a sala de aula, com a idade série adequada.

Segundo Machado (2002), O pai, de Carlos Teodoro José Hugueney, João José Hugueney , nasceu na Bélgica e com 25 anos de idade, recém formado em química, chega ao Rio de Janeiro em 1857, para trabalhar na fabrica de pólvora Estrela. Aos 38 anos casa-se com Dona Maria Teodoro Hugueney e em 1872 foi designado pra montar uma fabrica de pólvora em Mato Grosso, próximo a Cuiabá, no Coxipó de Ouro.

Tiveram cinco filhos. O quarto deles foi Carlos Hugueney, nascido em Cuiabá, no dia 26 de agosto de 1877.

Em 1908, Carlos Hugueney mudou-se de uma fazenda no município de Rosário Oeste-MT e seguiu para Cuiabá sua terra natal. Em seguida, fez uma viagem até o Rio Araguaia, a fim de conhecer a região e arranjar meios de acomodar a família. Fixa residência com a família às margens do Rio Araguaia próximo à ponte. Junto, veio um irmão chamado Thierry, o qual foi nomeado professor público dando início a primeira escola da região que funcionava na casa do Sr. Carlos Hugueney. Esta escola foi depois transferida para um galpão do governo. Os primeiros alunos foram os filhos de Thierry e mais alguns que moravam na região, no total de dez alunos.

Carlos Hugueney foi comandante da Guarda Fiscal do Coronel Pedro Celestino. Nomeado fiscal de Santa Rita do Araguaia, regularizou a documentação da cidadezinha do Araguaia viajando a cavalo até outras cidades para resgatar documentos.

Em Santa Rita, hoje Alto Araguaia, criou o distrito de Paz em 1916 e em 1922 foi o primeiro intendente municipal, fixando ali sua residência - Av: Carlos Hugueney.

Casou-se com Lídia Figueiredo Almeida, a quem carinhosamente chamava de “Vida”. Faleceu em Santa Rita do Araguaia no dia 20 de outubro de 1972, deixando dez filhos.

A escola herdou todos os problemas existentes na época, e após a junção das instituições a maior dificuldade estava relacionada com a estrutura física. Os prédios foram construídos independente e distantes uns dos outros, dificultando a integração dos professores, direção e alunos.

A Escola hoje tem aproximadamente 800 alunos matriculados. Há 52 professores concursados e habilitados, entre eles especialistas e mestres.

A Escola possui um laboratório de informática - LIED, funcionando ativamente. O LIED esta destinado aos professores e alunos que contam com mais um local de informações.













O Símbolo da Escola – A Bandeira



No ano letivo de 1991, foi lançado um concurso pela professora Edith Fraga Teles (professora de História e Geografia da época) para a criação da Bandeira da escola, a qual foi realizada entre os alunos do 2° grau propedêutico e do antigo magistério.

Os professores elegeram a bandeira desenhada pelas alunas Rosimar e Virgínia. O desenho foi revisado pela professora Edith Fraga Teles, a bandeira confeccionada pelo artista plástico Silas e patrocinada pelo então vereador Fernando Subtil.


Diretores da última década



Os profissionais que passaram pela gestão da escola na última década foram:



Augustinho Justino de Souza – 1998/2001
Cacildo da Cruz Bandeira – 2002/2003 
Marineide Moraes Souza – 2004/2005 
Jaciara Aparecida – 2006/2009 

Também foram diretores: 
Adevaldo Junior  
Maria da Conceição Carvalho dos Santos 
Maria da Paichão Santos Rezende 
Saidy Yousif Eladt Hamdan 
 Dinair Maria Hugueney
Aldinor Germano de Melo
Nelson Yrigaray
Maria Candida Prudenciana
João de Melo
Ana Rosa
Dina Maria Hugueney da Cruz Bandeira

Atual Diretor
Antônio Pereira de Rezende Sobrinho – 2010/2011

Um comentário:

Luana marques de oliveira disse...

nao conheço muito sbre a historia da esola,mas os anos que estudei e que ainda estudo ,pude perceber o quanto a educaçao do EJA esta evoluindo.fico feliz por estuda na escola Carlos Hugueney e de fazer parte do EJA.parabems a todos os cordenadores da escola.